segunda-feira, 2 de março de 2009

'Nuvens iridescentes'

Depois de uma curiosidade imensa, e mil e-mails enviados a todos os sites de astronomia, clima, etc e tal, recebi a resposta em um simpático e-mail do Fabiano Diniz, de Curitiba, dono do site Astrofotografia ( http://br.geocities.com/fbdiniz/ ).

No e-mail ele explica que a bela formação no céu de Nova Odessa (que brincando chamei de Aurora Boreal no post de ontem), no final da tarde de domingo, dia 1º de março, chama-se: Iridescência.

Um fenômeno um tanto raro, conhecido como "nuvens iridescentes", pode fazer a nuvens adquirir cores incomuns. A iridescência é formada pela interação da luz do Sol com gotículas de água ou, em casos mais raros, em cristais de gelo dentro de uma nuvem. Essa interação chama-se difração da luz. As gotículas de água (ou os cristais) precisam ter tamanhos semelhantes, e geralmente nuvens recém formadas são assim.

Segundo Diniz, o fenômeno ficou muito bonito na foto, ressaltando que “acho que eu ainda não tinha visto iridescência no tipo de nuvem como apareceu em Nova Odessa. É muito lindo!”.

Obrigada Fabiano pela paciência em responder meu e-mail.

Tenha certeza que matou a curiosidades de muita gente!

* E mais uma vez tenho que concordar com uma pequenininha chamada Julia, que disse assim: "Com certeza é uma coisa especial mãe. Sempre que estamos juntas, acontecem coisas especiais, lembra do sol e chuva, do arco-íris duplo, e dos formatos das núvens? O céu de bola pink é o meu preferido!"....ai ai ai, AMO esta pequenininha.

Beijocas...

Um comentário:

Nayara de Oliveira - Naná disse...

Certeza que matou a minha curiosidade...hehe